Piazzolla 100 anos depois

Piazzolla 100 anos depois - Orquestra do Alentejo
Com a participação especial de Gonçalo Pescada (Acordeão)

Salão Nobre
1 fevereiro - 18h30
M/6 > 60'
Lugares marcados
informações e reservas:
(+351) 266 703 112 / geral@cendrev.com / www.bol.pt
Bilhete: 8€ (descontos para estudantes, séniores, famílias e grupos)

Astor Piazzolla é hoje considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.

Revolucionou definitivamente a maneira de pensar e tocar o Tango Argentino. Foi necessário tempo para compreender a importância do seu trabalho. Para o universo do Tango, nem sempre foi compreendido e para a música erudita, nem sempre foi fácil entender a forma como transitava o Clássico e o Popular. Passados 100 anos, continuamos a reconhecer a sua música, desta vez na formação de quinteto de cordas.

A Orquestra do Alentejo surge da iniciativa de um grupo de artistas profissionais de música estabelecidos no Alentejo, que sentiram a necessidade de criar uma orquestra de câmara flexível e versátil em repertório e formação. Procuram consolidar a oferta numa área inexistente nesta região, contribuindo assim para o desenvolvimento local e regional, e empreender a fixação de profissionais do setor, valorizando o trabalho de quem investe diariamente na Região.

Ficha técnica

Quinteto de Cordas da Orquestra do Alentejo:
Violino 1 - Luís Rufo
Violino 2 - Susana Nogueira
Viola d’Arco - Bruno Correia
Violoncelo - Samuel Santos
Contrabaixo - Hugo Monteiro

Hoje com Orquestra do Alentejo em Mértola

arte_non_stop_cartaz.jpg

CONCERTO COM SOLISTAS
1 de FEVEREIRO 2020 – 21H30 – IGREJA MATRIZ DE MÉRTOLA
Orquestra do Alentejo | Solistas: Lina Uinskyte (violino) e Mauro Dilema (piano)

Inserido na programação do Arte Non Stop, o Conservatório Regional do Baixo Alentejo realiza um concerto no dia 1 de Fevereiro, pelas 21H30, na Igreja Matriz de Mértola, com a Orquestra do Alentejo e os Solistas Lina Uinskyte (violino) e Mauro Dilema (piano).
Este concerto serve também para assinalar o regresso da Autarquia de Mértola como associado do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Sinopse:
O Concerto com Solistas baseia-se em obras compostas na adolescência de dois compositores: Felix Mendelssohn, Benjamin Britten, com destaque para o Concerto de Mendelssohn, obra que o compositor nunca chegou a publicar e que foi divulgada em 1999, quando uma edição foi disponibilizada. Cem anos separam o início da composição das duas obras apresentadas em Concerto. Em 1823, com 14 anos, Felix Mendelssohn compunha o Concerto para Piano, Violino e Cordas. Em 1923, Britten iniciava a composição da peça para piano em que se baseou para compor a Simple Symphony, que terminou em 1933, com a idade de 20 anos.